A década de 1950 está marcada para sempre na história do ciclismo. Foi nos idos dos anos 50 que surgiu a encantadora marca Colnago, uma autentica bicicleta italiana. Assim como a Pinarello, as bicicletas Colnago encantaram e comoveram os amantes do ciclismo. As duas marcas travaram emociantes duelos, nas principais competições pelo mundo.
O idealizador das bicicletas Colnago.
A marca Colnago é invenção do prodígio Ernesto Colnago, nascido em 1932. Acima de tudo, a bicicleta sempre foi o seu maior encanto, sua infância foi em cima de uma bicicleta. Aos 13 anos, falsificou sua certidão de nascimento para conseguir um trabalho na fábrica de bicicletas Glória, que ficava na cidade de Milão.
Ernesto era tão apaixonado pelas bicicletas, que não só trabalhava em uma bicicletaria, mas também participava de algumas competições amadoras. Todavia, uma lesão o afastou das provas, finalizando por definitivo sua carreira como atleta.
Não podendo mais fazer o que mais amava, ainda assim canalizou todas as suas energias em produzir suas próprias bicicletas. Sendo assim, em 1952, aos 19 anos, abandonou o trabalho na fábrica de bicicletas Glória e fundou a Colnago, na simples cidade de Cambiago, nos arredores de Milão.
O lendário Logotipo.
O nascimento do famoso logotipo, foi fruto de uma conversa de Ernesto com sua amiga Michele Dancelli. Ela naquele momento, fez uma observação sobre as bicicletas Colnago, segundo ela, a marca estava “florescendo” após a vitória do primeiro italiano, em 17 anos do Milan-San Remo em 1970. San Remo é conhecida como a cidade das flores. E nessa conversa ele foi embora da corrida com a imagem impressa na mente.
O encontro para o sucesso
Um encontro casual em um passeio por Milão impulsionaria a marca ao seu status lendário. Em 1952, Ernesto conheceu o bem-sucedido Fiorenzo Magni, que reclamava de dores na perna. Depois de uma rápida vistoria na bicicleta que Magni estava pilotando, Ernesto deduziu que os pedivelas estavam mal encaixados em sua bicicleta. Posteriormente, Magni ouviu os conselhos e ao voltar para casa trocou sua bicicleta e soube imediatamente que Ernesto era um homem que conhecia bicicletas e era confiável.
Fruto desse contato com Magni, Ernesto passou a ser seu assistente mecânico. Magni nesse ano ganhou a famigerada camisa rosa do Giro d’Itália. Com efeito, a marca Colnago ganhou uma popularidade enorme.
Portanto, o sucesso de Ernesto com Magni significou a contratação para trabalhar com a equipe Molteni durante a década de 1960. Em virtude desse sucesso, durante essa década, vários ciclistas usaram as bicicletas Colnago.
O grande astro das bicicletas Colnago – Eddy Merckx
Seria impossível falar da Colnago sem citar o nome da lenda Eddy Merckx. Com a falência da equipe Faema, a Molteni fechou contrato com Merckx. Inegavelmente, algumas das corridas mais inspiradoras e bem-sucedidas de Merckx foram realizadas em bicicletas Colnago.
Merckx e Ernesto trabalharam pesado para o fortalecimento da marca Colnago. Com efeito, em 1972, Ernesto projetou uma bicicleta de pista personalizada para a Merckx enfrentar o desafio mundial de uma hora. E eles saíram vitoriosos naquele ano, na cidade do México.
A bicicleta com estrutura de aço que Colnago produziu pesava minúsculos 5,75 kg! Também foram necessárias mais de 200 horas de trabalho para ser realizado.
Jogos Olímpicos
Entretanto, o estrelato da Colnago foi alcançado na década de 80. Tudo aconteceu nos Jogos Olímpicos de 1980, em Moscou, a União Soviética iniciou uma colaboração técnica e comercial com a Colnago. A seleção da URSS conquistou o Ouro, uma grande vitória para o mundo do ciclismo e ainda mais para a marca que tornou tudo isso possível: Colnago.
Nas décadas seguintes, a Colnago consolidou a sua essência italiana e se destaca até hoje como uma das melhores bicicletas do mundo.
Não deixe de conferir outros artigos aqui do nosso blog, assim você poderá ficar antenado em tudo que acontece no mundo das bicicletas. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário que teremos prazer em ajudá-lo. Obrigado pela visita!
Você também pode gostar:
- A bicicleta Scott – A evolução dos bastões de esqui para as bicicletas.
- A grandiosa La Vuelta a Espanha
- Tudo sobre o Triathlon
- A história da centenária Wilier Triestina.
- A impressionante história das bicicletas Colnago