A bicicleta Scott é fruto de uma gama enorme de estudos e evoluções. Assim, a Scott participa do cenário do ciclismo, cobrindo praticamente todas as áreas do esporte. Com efeito, a marca de destaque, existe há 65 anos e foi responsável por revolucionar o esqui antes de entrar no mundo das bicicletas. A marca Scott foi levada a patamares ainda maiores com as vitória de nomes como Nino Schurter, Matteo Trentin e Caleb Ewan.
A fabricante de bastões
Até a década de 1950, os bastões de esqui eram feitos de materiais tradicionais: bambu e aço. Porém, precisou surgir um visionário empreendedor como Ed Scott, engenheiro e esquiador habilidoso para alterar esse padrão.
De fato, a Scott foi fundada em 1958 em Sun Valley, no estado de Idaho, Estados Unidos, e tudo começou produzindo bastões de esqui de alumínio. Entretanto, isso foi antes de se expandir para uma enorme variedade de outros setores na indústria de artigos esportivos.
Desse modo, em 1958, Ed Scott inventou o primeiro bastão cônico de alumínio, muito mais leve e rígido, que muito rapidamente tornou-se o modelo padrão. Em princípio, possibilitou com que a empresa se expandisse e se tornasse uma empresa multinacional, com um enorme sede e uma quantidade de colaboradores assustadora.
Dos bastões de esqui a empresa evolui depressa e passou a desenvolver outros tipos de acessórios para esporte de inverno. Logo após os bastões, a Scott desenvolveu alguns acessórios e vestuários para a prática do esqui.
A empresa não parou de crescer e inovou mais uma vez. Nos idos da década de 70, á Scott se aventurou no mundo do motocross, produzindo acessórios e vestuários para a prática desse esporte.
O nascimento da bicicleta Scott
Todavia, foi somente em 1986 que a Scott lançou o seu primeiro modelo de bicicleta. Fato que marcaria e mudaria os rumos da empresa. Tudo isso aconteceu em plena febre do mountain bike (febre que veio da Califórnia), a empresa aproveitou a sua origem americana e a sua forte presença no lado oeste do país para apresentar a sua primeira bicicleta.
As inovações da bicicleta Scott
Vale destacar que o sucesso das bicicletas Scott aconteceu rápido, se comparado com as centenárias italianas. Por conseguinte, em 1989 a Scott produziu uma das inovações mais significativas na história do ciclismo: o guidão aerodinâmico, usado por Greg Lemond na sua vitória no Tour de France de 1989.
Nesse sentido, podemos afirmar com toda certeza, que o guidão utilizado por Greg Lemond foi o pai dos guidões usados nas bicicletas de triathlon atuais.
No mundo das trilhas, a Scott também teve enorme sucesso nas corridas de mountain bike XC. Sem dúvida, o medalhista de ouro olímpico e seis vezes campeão mundial Nino Schurter, elevou o nome da marca. Na condução de sua bicicleta Scott, alcançou um número absurdo de vitórias ao longo dos anos.
A evolução da Scott
No decorrer das décadas seguintes a marca expandiu assustadoramente. Devido, sobretudo, ao corpo de engenheiros e técnicos que se concentraram em desenvolver peças e equipamentos revolucionários e altamente eficazes.
Assim, aconteceu com o desenvolvimento, na década de 90, das MTBs full suspension, foi um avanço gigantesco para época. Ainda nessa década, a Scott lançou os seus acessórios e vestuários direcionados ao ramo do ciclismo.
Nesse ínterim, a Scott lançou a primeira MTB de carbono produzida em série. Por fim e para fechar a década de 90, em 1999, a empresa passa a quebrar vários recordes por produzir as bicicletas mais leves do mundo. Sem dúvida, uma revolução para o ciclismo ainda no século XX.
Nos anos seguintes a Scott não parou de evoluir e conquistar seu espaço em meio as gigantes do ciclismo americano e europeu.
Não deixe de conferir outros artigos aqui do nosso blog, assim você poderá ficar antenado em tudo que acontece no mundo das bicicletas. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário que teremos prazer em ajudá-lo. Obrigado pela visita!
Você também pode gostar:
- A bicicleta Scott – A evolução dos bastões de esqui para as bicicletas.
- A grandiosa La Vuelta a Espanha
- Tudo sobre o Triathlon
- A história da centenária Wilier Triestina.
- A impressionante história das bicicletas Colnago