Bianchi, a poderosa marca de bicicleta italiana.

Marca bicicleta

Sem dúvida alguma, uma marca de bicicleta aclamada pelo mundo do ciclismo. São mais de 130 anos de história, com uma cor característica que hipnotiza quem é apaixonado por bicicletas.

A história da marca de bicicleta

O ano era de 1885, Edoardo Bianchi, um engenheiro de instrumentos cirúrgicos, com apenas 21 anos, inaugurou uma pequena oficina de bicicletas, no centro de Milão. No local ele fazia pequenos reparos e produzia quadros de bicicleta.

Com um instinto aguçado para os negócios e criativo em seus inventos, em 1888 produziu a primeira bicicleta com pneus infláveis. Mas esses pneus infláveis são créditos do engenheiro escocês John Boyd Dunlop.

Edoardo Bianchi era um engenheiro inquieto, estava sempre em busca de algo novo. Bianchi construiu a sua primeira motocicleta, em 1897, em parceria com Gian Fernando Tomaselli, porém com os percalços e a Segunda Gerra mundial, a produção foi encerrada em 1967.

Ainda em 1899, Edoardo Bianchi conquista um feito incrível, que elevou o nome da Bianchi a níveis internacionais. Sob a condução de Giovanni Tomaselli, a Bianchi ganhou o Grand Prix de la Ville de Paris, um importante prova na Europa.

Como se não bastasse, ainda nesse ano de 1899 Edoardo Bianchi, laçou o seu primeiro automóvel, com apenas 1 cilindro. Todavia, um feito extraordinário para a época, comprovando de fato a inquietação desse memorável inventor. Mas, infelizmente, com a segunda gerra mundial, a produção de carros foi encerrada e nunca mais voltou a ser produzido por Bianchi.

Décadas de ouro para a marca de bicicleta Bianchi

As duas primeiras décadas do século XX foram, sem dúvida nenhuma, anos de grandes invenções e lançamentos dentro da Bianchi. Um deles foi o lançamento da bicicleta com eixo cardam, algo inovador para o período. Outro lançamento foi o sistema de freio frontal, que trouxe mais segurança para os ciclistas. Além desses, também produziu as bicicletas dobráveis, com objetivo de abastecer o exército italiano.

Segunda Guerra Mundial

Em 1935 a Bianchi era líder no mercado italiano, com milhares de bicicletas produzidas anualmente. Contudo, a segunda Gerra foi um momento devastador para o mundo. E não diferiu para a Bianchi. Sua fábrica foi bombardeada durante a guerra, sendo totalmente destruída. Foi, somente, reconstruída em 1946, retomando a produção de bicicletas.

Fim de um grande líder

O ano de 1946 foi um ano de glória, pois a fábrica foi reconstruída e a produção voltou ao normal. Entretanto, em 3 de julho desse mesmo ano, morre o seu grande líder da Bianchi, Edoardo Bianchi. Uma fatalidade em um acidente de automóvel, ceifou a vida desse ícone do ciclismo mundial. Com a morte do seu líder e o aumento da competitividade, a Bianchi entra em um declínio acentuado, passando por dificuldades nos anos seguintes.

Apesar de tudo, o sucesso da Bianchi no cenário das competições é avassalador, dentre os principais títulos da escuderia temos: 12 Giros d’ Itália, 3 Tour de France, 2 Vuelta de España e 7 Paris-Roubaix. Nesse contexto, se destaca o grande Marco Pantani, ciclista que no ano de 1998 levou o Giro de Itália e o Tour de France.

Não deixe de conferir outros artigos aqui do nosso blog, assim você poderá ficar antenado em tudo que acontece no mundo das bicicletas. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário que teremos prazer em ajudá-lo. Obrigado pela visita!

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.