Quem inventou a bicicleta é uma pergunta que os amantes do ciclismo, curiosos e interessados na história das duas rodas devem se perguntar. Onde se encontra os primórdios da bicicleta? Em que continente surgiu? Qual momento da história? Quem foi o grande idealizador dessa maravilha que temos hoje.
Até hoje não se tem um consenso se o projeto inicial surgiu na China a mais de 2500 anos, pelas ideias do engenheiro de guerra, Lu Ban. Ou se o projeto inicial veio do conceituado Leonardo da Vinci, famoso por uma diversidade de inventos. Mas o que se sabe é que o projeto de Da Vinci não chegou a sair do papel.
O que de fato se divulga, com uma maior frequência, é que a primeira bicicleta nasceu na Europa Ocidental, em 1817, através das mãos de Karl Von Drais, e por isso mesmo apelidada de “Draisiana”.
O que se sabe, é que todo o esforço se deu porque Karl buscava uma forma de se locomover. Sobretudo, porque o período era de grandes dificuldades, principalmente desastres naturais, e por isso mesmo, muitos animais estavam morrendo, inclusive cavalos, o principal meio de transporte e locomoção da época.
A Draisiana, possuía a estrutura de madeira, inclusive as rodas, não possuía pedais, e nem mesmo freios. Tinha como propulsão os pés do piloto. Seu peso girava em torno de 25 quilos.
Inicialmente as bicicletas eram chamadas Velocipes. Por algumas décadas evoluíram muito pouco, sem a introdução de pedais e de freios. Porém, Pierre Lallement, mecânico e fabricante de carros francês, patenteou a primeira bicicleta com pedais, e a denominou Velocipe, do latim pé rápido. Apesar de apresentar pedais, esses se localizavam na roda dianteira.
Nessa evolução constante das bicicletas, surgiram outros nomes de destaque, dentre eles: Pierre Michaux e seu filho Ernest. Pai e filho possuíam uma fábrica de fechaduras para carruagens e introduziram pedais de ferro fundido. Todavia, esses pedais ainda eram inseridos nas rodas da frente.
Nesse ínterim, os Michaux, chamaram a atenção de 2 irmão, René e Aimo Olivier, que se interessaram pelo negócio e compraram metade da empresa. Como consequência dessa compra, pelos irmãos Olivier, fez multiplicar o número de velocipes no mercado.
Mas foi em 1869 que os irmãos Oliver compraram a totalidade da indústria Michaux, e inauguraram ela agora com o nome Compagnia Parisiense de Velocipes. Vale destacar que na mesma época, mais de uma centena de empresas entraram no ramo e iniciaram a fabricação de velocipes.
Nesse trilho de acontecimentos, o termo bicicleta, somente começou a ser usado a partir de 1868 e gradualmente o termo velocipe foi ficando em desuso.
Vários modelos surgiram desde a invenção de Karl, porém um modelo que fez muito sucesso, em 1871, foi a bicicleta do inventor inglês Kemp Starley, apelidada de Ariel, tinha um design marcante, por ter uma roda dianteira muito maior do que a traseira e por isso, causa de muitos acidentes.
Mas foi em 1985 que Kemp Starley desenvolveu a Roover, também apelidada de “bicicleta segura”, isso por que era equipa com duas rodas do mesmo tamanho. Esse modelo contava com pneus infláveis, uma novidade para época. Além das engrenagens que surgiram, outra inovação foram os pedais que vieram para o centro da bicicleta.
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