O Tour de France é a maior competição anual de ciclismo realizado principalmente na França. Isso porque as primeiras etapas acontecem em outros países, porém isso é recente.
Mas como tudo iniciou? Qual foi o ano? Quem foram os idealizadores? Por que o líder usa uma camisa amarela? São muitas dúvidas que desvendaremos a partir de agora.
O primeiro Tour de France
O primeiro Tour de France, o maior evento esportivo do mundo – ocorreu em 1903. Criado por Henri Desgrange, editor do L’Auto, e George Lefèvre, repórter de rúgbi e ciclismo, o objetivo era melhorar a circulação deste jornal esportivo.
O primeiro Tour foi uma corrida de seis etapas percorrendo um total de 2.428 km. Os pilotos partiram da capital Paris e foram para Lyon, depois, na segunda etapa, pedalaram para Marselha, na sequência foram para Toulouse, Bordéus, Nantes e finalmente voltaram para Paris.
A distância média das etapas eram de 405 km, um percurso muito maior do que as etapas de atualmente. Isso significa que os competidores tiveram que pedalar tanto à noite quanto durante o dia! Eles também tinham que realizar seus próprios reparos, se necessário.
Primeiro vencedor do Tour de France
Maurice Garin foi o vencedor daquele primeiro Tour, estavam presentes para ver sua glória, aproximadamente, 20.000 pessoas. E parece que o plano do jornal L’Auto deu certo, pois a circulação do periódico quadruplicou, algo muito especial estava nascendo e que marcaria o esporte e o ciclismo.
No entanto, o Tour de 1904 foi quase o último, isso porque muitos pilotos estavam trapaceando. Alguns deles, pegando trens por vezes e até mesmo, sabotando as bicicletas uns dos outros. Felizmente, os idealizadores do evento, decidiram realizar a corrida novamente no ano de 1905, porém, agora com regras mais rígidas e claras. Nesse ano surgiu inclusive a primeira etapa de montanha, a Ballon d’Alsace.
Desgrange adicionou uma etapa nos Pirenéus em 1910 e uma nos Alpes um ano depois. Até agora, o Tour tinha mais que duplicado a distância total e o número de etapas, mas a distância média das etapas ainda era assustadoramente longa, com 356 km.
A camisa amarela, jogada de marketing?
Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), Desgrange inseriu a camisa amarela (maillot jaune). Ele escolheu esta cor por dois motivos: um deles era para beneficiar os espectadores na estrada, já que eles podiam identificar facilmente o líder da corrida e, o outro motivo, esse talvez seria o maior motivo da criação da camisa amarela, o jornal esportivo L’Auto passou a ser impresso em papel amarelo.
Eugene Christophe foi o primeiro homem a vestir a camisa amarela em 18 de julho de 1919. O primeiro italiano a vencer o Tour foi Ottavio Bottecchia em 1924. Ele conquistou outra vitória no ano seguinte. Ateriormente a Bottechia, os franceses e belgas dominavam os pódios do Tour de France.
A corrida mais longa da história do Tour ocorreu em 1926, cobrindo uma distância total de 5.745 km. Essas distancias gigantescas deixaram de acontecer no início da década de 1930, nessa época o Tour passou a ser transmitido por outros canais de veiculação, a cobertura passou, inclusive, a ser transmitida ao vivo pela rádio.
Grandes escaladas
Duas das subidas mais difíceis do Tour de France foram introduzidas no início dos anos 1950. Uma delas a Mont Ventoux em 1951 e l’Alpe d’Huez em 1952. Fausto Coppi venceu a primeira etapa histórica de l’Alpe d’Huez, ele venceu o Tour naquele mesmo ano.
Os maiores vencedores do Tour de France
Jacques Anquetil foi o primeiro ciclista a conquistar 5 Tour (1957, 1961, 1962, 1963 e 1954). Outro ciclista a subir no lugar mais alto do pódio por 5 vezes foi o belga Eddy Merckx (1969, 1970, 1971, 1972 e 1974), posteriormente, igualado por Bernard Hinault (1978, 1979, 1981, 1982 e 1985).
Não deixe de conferir outros artigos aqui do nosso blog, assim você poderá ficar antenado em tudo que acontece no mundo das bicicletas. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário que teremos prazer em ajudá-lo. Obrigado pela visita!
Você também pode gostar:
- A bicicleta Scott – A evolução dos bastões de esqui para as bicicletas.
- A grandiosa La Vuelta a Espanha
- Tudo sobre o Triathlon
- A história da centenária Wilier Triestina.
- A impressionante história das bicicletas Colnago