Curiosidades

Trek — ciclismo, empreendedorismo e o acaso.

A história da Trek, começou pela paixão pelo ciclismo, o empreendedorismo e o acaso em uma viagem de Avião. Foi justamente em um avião onde se conheceram Dick Burke e Bevil Hogg. Esses, por sua vez, se tornariam os futuros fundadores da, mundialmente, conhecida marca de bicicletas Trek.

O acaso

Bevil Hogg um sul-africano, possuía uma loja de bicicletas na cidade Madson, no estado de Wisconsin, no extremo norte dos Estados Unidos. Em uma viagem de avião conheceu Dick Burke, em meio as suas conversas relatou precisar de um sócio para sua loja de bicicletas. Dessa forma, Burke, um ávido empreendedor, se interessou pela proposta e semanas depois iniciaram uma promissora sociedade.

Inicialmente o negócio seguia muito bem, com a inauguração de uma segunda loja em Champaing, no estado de Illinois, tinham os dois, Burke e Hogg, a ambição de montar uma rede de lojas de bike, a Stella Bicycle Shop, como era chamada as duas lojas.

Empreendedorismo

Todavia, o sonho não durou muito e em 1975 as duas lojas foram fechadas.  Isso porque, naquela época, não havia muitas marcas de bicicletas disponíveis para comercialização nos Estados Unidos. Havia sim uma bem famosa, Schwinn, contudo essa tinha como foco bicicletas de segunda linha e bicicletas infantis.

Os sócios e visionários Burke e Hong, ambicionavam bicicletas intermediárias, como também as de alto padrão. E foi assim que, na primavera de 1975, em um bar, conhecido pelo nome de The Pine Knoll, surgiu a ideia da fábrica de bicicletas.

A questão que se estabelecia naquele momento era o nome da marca, qual seria? Hongg desejava Kestrel, em homenagem a ave de rapina. Mas Burke, desejava Trek, pois remetia a ideia de aventura, viagem, liberdade. 

O ano da gigante do ciclismo — Trek

E foi assim que na primavera de 1976, em um celeiro, na cor vermelha, na cidade de Waterllo, no estado de Wisconsin, iniciou oficialmente o funcionamento de uma das maiores marcas de bicicletas do mundo. Com apenas 5 funcionários, inicialmente, a Trek produziu naquele ano, aproximadamente 900 quadros, todos produzidos e pintados de foma artesanal.

É indubitável que a evolução do ciclismo e das bicicletas de forma geral, estão intrinsecamente ligadas a evolução dessa gigante das Bicicletas — Trek.

Não deixe de conferir outros artigos aqui do nosso blog, assim você poderá ficar antenado em tudo que acontece no mundo das bicicletas. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário que teremos prazer em ajudá-lo. Obrigado pela visita.

Você também pode gostar:

Admin

Compartilhar
Publicado por:
Admin

Posts Recentes

A bicicleta Scott – A evolução dos bastões de esqui para as bicicletas.

A bicicleta Scott é fruto de uma gama enorme de estudos e evoluções. Assim, a…

1 ano atrás

A grandiosa La Vuelta a Espanha

Não há como negar que a mídia foi a responsável pela criação e desenvolvimento dos…

1 ano atrás

Tudo sobre o Triathlon

O triathlon é definido como uma competição esportiva de três partes (natação, ciclismo e corrida).…

1 ano atrás

A história da centenária Wilier Triestina.

Quando falamos de ciclismo, não podemos perder a oportunidade de mencionar algumas das empresas mais…

1 ano atrás

A impressionante história das bicicletas Colnago

As bicicletas Colnago, são sinônimos de luxo e sofisticação. Uma historia iniciada em 1952.

1 ano atrás

Pinarello – A sofisticada marca de bicicleta

A Pinarello é uma autentica italiana que completou, em 2022, setenta anos. É a marca…

1 ano atrás