A história da centenária Wilier Triestina.

willier Triestina

Quando falamos de ciclismo, não podemos perder a oportunidade de mencionar algumas das empresas mais importantes que existem. Já falamos de empresas como Bianchi, Colnago e Pinarello, mas agora é hora de falar das bicicletas Wilier Triestina.

O padrão italiano

Wilier Triestina é de alguma forma semelhante a outras fábricas de bicicletas italianas. Isso porque, começaram numa modesta oficina, a Wilier por sua vez, surgiu às margens do rio Brenta, em Bassano del Grappa. Pietro Dal Molin foi quem teve a ideia de criar a empresa. Finalmente, foi em 1906 que seu sonho se tornou realidade.

Wilier Triestina, nome que se tornou popular

Um fato muito interessante e vale a pena ser compartilhada é como o nome se tornou popular. Pietro teve a ideia de usar a frase “W l’Italia liberata e redenta”. O que, na verdade, funciona como um acrônimo para o nome Wilier. Nesse sentido, para saber mais sobre a frase precisamos mencionar que o W significa “Viva!” (Viva a Itália libertada e redimida). Posteriormente, o nome “Triestina” veio da cidade onde a empresa foi fundada, Trieste. Após a fundação, demorou algum tempo para que a empresa tivesse os seus primeiros resultados positivos e alcançasse um patamar considerável, assim como as outras marcas italianas. Mas, eventualmente, eles os alcançaram e, desde então, não pararam.

Crescimento e consolidação

Somente no final dos anos 40 a empresa começou a ganhar algum reconhecimento entre ciclistas famosos. Durante o Giro d’Itália de 1948, Fiorenzo Magni correu com uma bicicleta Wilier, e também o fez durante 1949 e 1950, quando participou do Tour de Flandres. Nas três competições Fiorenzo conquistou o primeiro lugar e isso ajudou muito a Wilier. 

Depois dessas datas históricas para Wilier, mais sucesso veio para a empresa. Os anos se passaram e outros ciclistas passaram a ser patrocinados por eles e, graças a isso, passaram a fazer parte da Elite do mundo do ciclismo.

Não deixe de conferir outros artigos aqui do nosso blog, assim você poderá ficar antenado em tudo que acontece no mundo das bicicletas. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário que teremos prazer em ajudá-lo. Obrigado pela visita!

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.